Tu conheces o filme da Batalha do Seival?

Indiada assisti a esse filme e posso dizer: é imperdível! O enredo, o clima da época, as cidades, as roupas da época, as estâncias, tudo muito legal no filme, show de bola tchê! E de fato, não temos como negar: Somos o país da República Rio Grandense!


História do filme:


Antônio de Souza Netto, general Rio-Grandense, é ferido durante a Guerra do Paraguay (1861-1866) e recolhido ao Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. No hospital, o general percebe que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Um paciente, o capitão de los Santos, acusa o cirurgião de amputar suas pernas sem necessidade. Nessa mesma noite, Netto recebe a visita de um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo.

Rememoram o passado comum durante rebelião republicana no Rio Grande do Sul, conhecida como Guerra dos Farrapos (1835-1845). É quando conhecem Milonga, jovem escravo que se alista no Corpo de Lanceiros Negros, sob o comando de Caldeira.

Rememoram também a Proclamação da República Riograndense e a revolta dos soldados negros, após a guerra, quando acontece um trágico encontro entre Netto, Caldeira e o jovem Milonga.

Netto recorda no exílio em Piedra Sola, no Uruguay, onde viveu na solidão e em convívio com os fantasmas do passado, e a descoberta do amor, já maduro, com Maria Escayola. Mas outra guerra se aproxima, a Guerra do Paraguay.

Agora Netto jaz na cama do hospital, com mais um desafio: vingar o capitão de los Santos. É isso que ele explica a Caldeira. Mas Caldeira tem uma surpresa: também precisa matar um homem. E assim, os dois veteranos soldados, unidos por um terrível segredo, caminham lado a lado para o último desafio daquela noite de surpreendentes revelações.



Embora não tivesse um perfil claramente definido como republicano, Netto era favorável às chamadas liberdades civis. Era contra a escravidão e nunca deixou de exercer sua liderança política.

Apesar de tantas batalhas, o guerreiro, com porte de herói galante, encontrou tempo para casar, ter duas filhas e cuidar de sua estância em Piedra Sola, distrito de Tacuarembó, no Uruguay.

O conflito do personagem com sua própria consciência, rememorando o período da República Rio-Grandense, proclamada por ele em 1836, após o combate do Seival, a derrota, o exílio e a solidão, são enfoques importantes do enredo que se passa no século XIX. 





O filme tu encontras aqui! Bom filme, e viva a República Rio-Grandense tchê!




Pages