Vale mesmo a pena fazer parte do Brasil?

Na verdade, a República Rio-Grandense não é um delírio e foi, sim, proclama em 11 de setembro de 1836 pelo General Netto, após a vitória das tropas gaúchas na Batalha do Seival. O episódio é mencionado em uma passagem no excelente longa-metragem Netto Perde Sua Alma - eu já postei aqui no blog, confira!

O então Coronel Netto obteve uma memorável vitória ao conduzir sua brigada de 400 guerreiros "esfarrapados" contra os 560 homens de Silva Tavares, leal ao Exército Imperial. Conta-se que o freio do cavalo de Silva Tavares se rompeu levando o animal a disparar em um galope para distante do combate. As forças imperiais acreditaram-se tratar de uma retirada de seu comandante e desestabilizaram-se resultando em uma grande confusão.

A cultura Gaúcha nunca é mencionada, seja em olimpíada, ou em quaisquer palco de esportes  que o mundo inteiro veja. Aqui no Rio Grande do Sul não é pagode; samba, ousadia, alegria e etc.Aqui somos do chimarrão; do futebol-força, chamamé, milonga, truco, do "mas bá", do truco, da tava, e de tudo que a nossa riquíssima cultura oferece.

Uma pesquisa feita no site ClicRBS - feita em quarenta e oito municípios e mais de cem mil habitantes, mais de 60% dos Rio-Grandenses apoiam a autodeterminação para o Rio Grande Do Sul - de novo ser uma pátria livre.

O PMDB vai apoiar Dilma Rousseff; O PP Nacional também, o PTD idém. No Rio Grande do Sul, somos contra. Não fazemos parte do mesmo país.

O imposto por completo recolhido do Rio Grande do Sul, vai todo a Brasilia, quase sem retorno algum. É certo isso, vivente? Nosso povo está cansado de uma má educação escolar, do péssimo transporte público e do péssimo sistema de saúde. Chega disso!

E sobre o fator clubístico não é muito diferente não! Qual time Gaúcho que nunca foi prejudicado por times Brasileiro - principalmente do eixo Rio de Janeiro-São Paulo?  (Se bem que são nossos filhos,rs!) Times mimados pela Rede Esgoto de Televisão, e pela linda CBF!?

Se tivéssemos nosso próprio campeonato nacional; o campeonato Rio-Grandense, equipes como o Pelotas; o Caxias, Juventude e etc.. teriam a oportunidade de disputar campeonatos Sul-Americanos como a Libertadores da América e a Sul-Americana. Aposto que dão um banho de bola em times como o Corinthians, Flamengo, Fluminense, São Paulo, etc.
Teríamos ter patrocínio próprio para cada clube Rio-Grandense, e não iriamos ter a necessidade de disputar o campeonato Brasileiro - onde o que mais paga com dinheiro a CBF ganha o campeonato.

O Grêmio caiu para a série-b; O Internacional perdeu para o Mazembe, mas nunca precisarão da ajuda do arbitro para ganhar campeonatos grandes e serem uns gigantes do futebol mundial.

E aí, eu pergunto uma coisa a ti Gaúcho; tu achas mesmo que vale a pena fazer parte do país invasor e corrupto chamado Brasil?

De: João Dutra - criador do blog. Vote na votação que deixei no blog na sua direita e comente essa postagem!



Pages