A história do churrasco

Em meados do século XVII, no Pampa, surge o churrasco; em regiões de planícies que compreendem o Rio Grande do Sul, Uruguay e o norte da Argentina. Bueno indiarada, o pampa era - e é ainda - ocupado por milhares de cabeças de gado selvagem, oriundas de Buenos Aires e de outras áreas da Argentina. Época na qual, o couro e o sebo eram muito mais valorizados e valiosos do que a própria carne.

Quando o gado era carneado, nas chamadas vacarias, o vaqueiro cortava um grande pedaço de carne, que atravessado por uma vara de pau fincada no chão e assado inteiro na brasa. A carne, também era transportada embaixo da sela do cavalo, na chamada "carona". Assim, essa carne secava à sombra e era salgava pelo suor do animal, dando origem ao charque. Com o tempo o churrasco foi sendo aperfeiçoado, bem como os cortes de carne e o tempero, que passou a ser sal grosso.

No dia 20 de junho de 2003, a lei nº 11.929, institui o churrasco como prato típico dos Gaúchos. Na Argentina e no Uruguay é conhecido como Asado.


Pages