O símbolo da resistência do povo Guarani - Sepé Tiaraju

Co ivi oguereco iara, ou seja: Esta terra tem dono! - Com esta pequena e ao mesmo tempo grandiosa frase, Sepé Tiaraju deu inicio a resistência da nação Guarani contra o branco invasor. Sepé liderou o povo Guarani durante o período que vigorava a experiência dos Setes Povos Das Missões, um trabalho nas missões Jesuítas, a partir de 1534.

Os países Espanha e Portugal, mesmo sendo nações rivais, tinham suas "armações" políticas ao sabor do vento dos interesses econômicos. Assim, através do Tratado de Madri, acabaram trocando a Colônia de Sacramento pelo local já conhecido por Sete Povos das Missões, o que acabou deflagrando o ódio dos índios contra o império Luso e Espanhol.

Sepé, que nasceu nas missões de São Miguel, estudou com padres jesuítas e, líder nato, foi elevado a cacique da nação Guarani e comandou a resistência dos índios contra os Espanhóis e Portugueses. O povo Guarani habitava a região que compreende a banda Oriental do Uruguay, parte da Argentina e Paraguay, e era justamente essa parte que os Espanhóis queriam anexar à coroa. Dai a célebre frase de Tiaraju e o começo das lutas.


Pages