Este doce de origem Gaúcha das regiões do Uruguay e da Argentina, muito apreciado no Rio Grande do Sul, podem ser feito facilmente.
Ingredientes:
- 1 pacote (500 g) de biscoitos com canela;
- 1 vidro de doce de leite (uruguayo, de preferência);
- 500 g de chocolate de cobertura (o fracionado da Mavalério endurece naturalmente, sem necessitar de geladeira, e não tem o gosto desagradável do hidrogenado). Você também pode misturar um terço de meio amargo no ao leite, para dar melhor resultado, caso não encontre o fracionado;
- papel-manteiga culinário;
- papel-alumínio;
Modo de preparo:
Tome dois biscoitos, espalhe uma camada grossa de doce de leite no primeiro e una-o com o segundo biscoito. Faça isto com todo o pacote.
Derreta o chocolate previamente picado colocando-o em banho-maria. Use uma vasilha de pequeno diâmetro (eu usei uma leiteira pequena) colocada em outra maior contendo água quente e mexa delicadamente o chocolate até que se derreta por igual. Retire do banho-maria e deixe esfriar até 20º (encoste o chocolate no lábio e sentirá uma sensação de frio).
Mergulhe cada alfajor no chocolate e retire com um garfo, deixando escorrer o excesso, e deposite o doce sobre uma superfície forrada com papel manteiga. Deixe endurecer por tres horas antes de embalar em papel alumínio.
Dicas
- 1- Em dias frios o chocolate endurece bem mais rápido e o alfajor pode ser embalado até 1 h após o preparo
- 2- O doce de leite importado do Uruguai é mais consistente que os nacionais e possibilita que se aplique uma camada mais grossa no biscoito. Caso não o encontre, prepare o de leite condensado em panela de pressão (1 h após começar a chiar). Não esqueça de deixar esfriar antes de abrir a lata pois o doce sob pressão esguicha e pode atingir seu rosto, provocando graves queimaduras.
- 3- Não leve o chocolate ao fogo, mesmo que em banho-maria, pois altera a consistência e fica poroso. Se endurecer antes que termine de banhar os alfajores, pode levar novamente a vasilha ao banho- maria, rapidamente, até ficar líquido.