Nos países Gaúchos da República Oriental do Uruguay e da Argentina é conhecido como "Asado".
A primeira dica é evitar temperos que contenham limão ou vinagre, pois esses temperos acabam enrijecendo a carne, além disso, ao temperar a carne opte por colocar a mesma sempre em uma vasilha de plástico, pois o metal pode modificar o sabor do tempero.
Utilize sempre sal grosso a vontade, pois o mesmo acaba tendo como principal finalidade oferecer um ótimo tempero para carne de churrasco. Além disso, uma boa dica é fazer o tempero da carne algumas horas antes, dessa forma o tempero irá impregnar melhor na carne e você sentirá a diferença do sabor logo no primeiro pedaço.
Para iniciar o fogo, utilize sempre as pequenas peças que vem no saco de carvão, caso você não tenha esse material, opte por um papel umedecido com óleo de cozinha e também com álcool, aplicando fogo no mesmo, cubra algumas partes com carvão para que comece o fogo. Depois disso comece a colocar a carne já no espeto - e nada de grelha - dependendo da forma de churrasco que você pretende fazer. O recomendado para o churrasco gaúcho mesmo é a querida lenha.
Deixe a carne assando com uma média de 25 cm de altura do fogo, além disso, tome cuidado para que o fogo não encoste à carne, pois a carne assada para ficar suculenta deve ser assada apenas com o vapor do fogo. Fique atento aos gostos das pessoas, isso por que algumas acabam gostando de carne mal passada.
Ah, e antes que me esqueça de duas coisas:
1º Churrasco gaúcho é costela e não picanha.
2º Escute Gildo de Freitas; Luiz Marenco; Alfredo Zitarrosa; Os Monarcas; Noel Guarany e músicas Gaúchas. Nada de pagode!